sábado, 3 de dezembro de 2016

Chapecoense: voo para a eternidade


 


Resultado de imagem para chapecoense


O conceito de filosofia pode também ser descrito como uma reflexão sobre a morte. Assim lembrou Heidegger e assim nos mostrou os últimos momentos de Sócrates, na Grécia antiga. Presenciamos a tragédia da Chapecoense justamente com esse sentimento e reflexão, onde a morte ganha o cenário de hoje, com o velório que será acompanhado por mais de 100000 pessoas, isso sem contar o contato virtual e televisivo. Sêneca e Cícero também refletiam bastante sobre a morte e a brevidade da vida, e muitos outros pensadores se dedicaram ao tema. Schopenhauer via muita coisa com pessimismo, mas a morte ganha um sentido ali na sua obra “O Mundo como Vontade e Representação”. Mas os jogadores marcaram época, não por esse fato somente, mas pelo seu talento em ser talvez o melhor time catarinense que vimos.

 
 


Sobre o futebol catarinense, talvez poucos saibam que ele tem muita qualidade, e muitas equipes podem ser congratuladas nesse sentido. Vimos além da Chape, o Figueirense, o Avaí e mesmo o Joinville (JEC), Criciúma, ganhando destaque, seja na série A, seja na B do Brasileiro. O destaque para esse último, juntamente com o time de Jaraguá do Sul, é para o futsal, que está entre os melhores do mundo, formando de certo modo a Seleção Brasileira. Então Santa Catarina tem o que dizer do futebol, e com a Chape isso seria ampliado de forma considerável. Longe da morte, eles estão vivos em nosso mundo do futebol, nos corações de todos, e isso já ganha o mundo. Jogadores e técnicos de times como o Barcelona, Real Madrid e tantos outros entre os melhores do mundo, lembraram da Chapecoense e de seus jogadores, e fizeram homenagens e mostraram sentimentos.

 
 
Resultado de imagem para chapecoense escudo

Fato é que o futebol aqui começa muito humilde, e que jogadores vestem a camisa e mostram o seu amor realmente. Seja com certa dificuldade em formar as equipes, os técnicos também são centrais nisso tudo. Caio Júnior era um líder que fez história. Verdadeiro e sincero. Um verdadeiro companheiro aos jogadores, e junto com estes, traz consigo uma história de vitória. De Santa Catarina para o mundo, perdemos o ideal em um voo. Junto com esse avião partimos e nosso destino foi o celeste. As estrelas foram habitadas por seu brilho, o brilho de cada um daqueles jogadores e participantes da equipe. Partem com honra para a eternidade, e um time se monta no céu. Que esse fato nos mostre e renove os pensamentos, que sejamos mais humanos e tenhamos qualidades nobres, frente a realidade da brevidade da vida. Vemos que a bola é ideia, e essa ideia move o mundo, trazendo a paz entre nações, unindo diferenças, provocando o companheirismo. O Chape tira uma parte de cada amante do futebol do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário